Curiosidades


 O aniversario da cidade de Nampula acredito que seja a data mais importante para o Nampulense todos saem de suas casas vão ate as ruas para ver apresentações como:
   Dança, Teatro e Musicas tradicionais moçambicanas...
rs.




















 Aqui o nosso meio de transporte publico é o famoso chapa, esses chapas andam lotados sempre aqui em Moçambique.




 Famosos pequenos mercados de frutos do mar  aqui em Nampula, ao andar pela cidade é possível, encontrar muitas dessas "barraquinhas" onde se vende não só peixes comuns aqui como:
Carapau, peixe pedra, peixe papagaio. Vende-se também camarões, em tamanho gigante, esse camarão é muito apreciado no mundo, dizem ser um dos melhores.
Meninas, carregando agua pois como mencionei antes estamos em pleno verão e está faltando agua em vários lugares.



















Como vocês podem ver no vídeo acima, aqui se faz a massa de um jeito diferente, e mais fazem isso com a pá, é que aqui preferem assim com a pá mesmo e de cabo curto  na verdade todos os materiais são de cabo curto aqui, exemplo quando fomos comprar alguns materiais procuramos materiais com cabo maior mas, não achamos, pois é uma preferência das pessoas que trabalham com construções aqui.


Esse carvão é muito vendido aqui nas ruas, pode ser em pequenas quantidades como vocês podem ver aí, ou pode ser também em quantidades absurdas, é curiosa a maneira como se é carregado esse carvão em grande quantidade, nas bicicletas eu me recordo de um dia ter visto, uma bicicleta dessas virada, acho que o peso do carvão foi tanto que a bicicleta virou, bem, aqui a maioria das pessoas não tem fogão eléctrico em casa, por isso esse material é muito vendido aqui.  



O matope (tijolo), é um material feito unicamente de barro e agua prensados, a maioria das casas aqui são feitas de matope, e você pode me perguntar o que eles usam como massa, eu irei dizer: Com o próprio barro, rsrs. Fico pensando como essas casas não caem? É impressionante mas não cai mesmo. O matope é muito pesado, e grande como vocês mesmos podem ver na foto. Mas, acredito ser unicamente usado pelos residentes da província de Nampula, pode-se sair pelas localidades daqui e se achar, muitos outros tipos de construções, isso varia de local para local.        




Como há, excesso de falta de agua aqui na cidade é muito fácil encontrar mamás (mães) indo buscar agua no rio para beber pois, também não há encanamento. Acho que vocês já viram a cor desta agua, bem, essa é usada para beber, lavar pratos e cozinhar, e olha que essa é a agua limpa, pois foi tirada do poço mas, sem condições.      


Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga o blog

Comente pelo Facebook